terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto Blog: Criando um espaço de publicação

Projeto Blog: Criando um espaço de publicação
Público Alvo: Alunos do 8º Ano
Francisca Sônia de Medeiros Germano
Maria Dias de Oliveira Neta
Maria Iris de Araújo

JUSTIFICATIVA

            Vivemos em um período de profundas mudanças, dentre elas, na forma de construir e gerar conhecimento, onde se possam buscar informações relevantes e ao mesmo tempo atuais. Isso tem gerado uma grande preocupação nos setores educativos, exigindo cada vez mais que os educadores e a escola estejam preparados, buscando extrair as potencialidades dos recursos tecnológicos a fim de promover o processo de ensino-aprendizagem, como também, o desenvolvimento de habilidades e interesse dos alunos na descoberta e, sobretudo para promoção de conhecimento significativo.
            Segundo Panduane (2000), a escola através do uso da tecnologia cibernética deve busca desenvolver atitudes de pesquisas, busca, transformação de conceito, o manter o caráter investigativo e o prazer na descoberta.
Assim, buscando garantir e promover um espaço de descoberta, de publicação e ao mesmo tempo um ambiente prazeroso, pretende-se propor aos alunos do 8º Ano da Escola Municipal Hermann Gmeiner, a criação de um blog, cuja finalidade é a de promover mais um momento de produção e ao mesmo tempo aproximar os alunos da leitura e a escrita no ambiente virtual. Através do blog, os alunos poderão mostrar suas experiências e descobertas para o mundo, criando assim, um portifólio onde professor e alunos trabalharão juntos.
Segundo Marinho apud Richardson (2006), são vários os aspectos pelos quais os blogs se constituem num elemento de utilização interessante para a escola. Dentre os motivos que esse autor aponta, está a que o blog pode tratar-se (1) de uma ferramenta construtivista de aprendizagem; (2) tem potencial que ultrapassa os limites da escola, pode levar além da sala de aula; (3) espaço de construção de arquivos da aprendizagem tanto para professor como para o aluno; (4) é uma ferramenta democrática e (5) podem favorecer o desenvolvimento da competência em determinados tópicos desenvolvendo a leitura e escrita sobre temas diversos. Pode ser uma excelente estratégia para promoção do pensamento crítico e analítico, o pensamento criativo, intuitivo e associativo, poderá vir a aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade l (EIDENEUROLEANINGBLOG, 2005), num exercício da inteligência coletiva (LÉVY).

O tema do projeto do blog ficará a critério dos alunos, onde juntos irão construir o seu espaço de publicação online.
OBJETIVO GERAL
Explorar os recursos da internet para criação de um ambiente de publicação de trabalhos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Conhecer diferentes blogs e suas características;
-Desenvolver habilidade com o uso de recursos da Web;
-Aprimorar a leitura e a escrita;
-contribuir com o conhecimento de forma interdisciplinar;
-Desenvolver a expressão oral e escrita;
-Apropriar-se de uso de ferramentas tecnológicas como portadores de texto;
-Sistematizar conhecimento;
-Interpretar texto;
-Aperfeiçoar o vocabulário
-Criar um blog coletivo;
-Postar os textos produzidos pelos alunos;
-Desenvolver as suas potencialidades na utilização de recursos tecnológicos;
-Desenvolver a cooperação através do trabalho em equipe;
-Construir um ambiente de cooperação e de promoção de conhecimento;
-Utilizar da capacidade de síntese e interpretação
CONTEÚDO
-Criação de um Blog
-Produção de texto
-Leitura de imagem

DESENVOLVIMENTO
1º Momento
Pedir aos alunos que vejam alguns blogs já publicados, inclusive explorar  os já produzidos por professores.
2º Momento
-Analisar e averiguar as inúmeras possibilidades que o blog oferece;
-Discutir em grupo o nome que ele receberá;
-Decidir coletivamente que material será objeto de sua produção;
-Dividir tarefas.
3º Momento
-Desenvolver as pesquisa para coletar material de apoio e suporte teórico.
(Caso escolham jogos, deverão buscar fundamentação e especificar os diferentes tipos de jogos disponível no ambiente online, suas características, categorias e potencialidades. Já se preferirem trabalharem com produções literária deverão escolher o gênero e os autores).
-Produção textual sobre a temática escolhida.
4º Momento
-Conhecer o recurso disponível para criação do blog, o Blogger.
-Criar conta, do provedor Google, no caso dos que não as tem.
5º Momento
-Vê vídeo com orientação passo-a-passo para criação de blog.
6º Momento
Criação do blog pelos alunos.
7º Momento
Postagem no blog
RECURSOS DIDÁTICOS:
-Blogs
-Textos informativos;
-Computador;
-Editor de texto;
-Internet;
-Câmera digital
AVALIAÇÃO
Será realizada através de observações e registro, mediante a produção do blog.
CULMINÂNCIA
Blog da turma
REFERÊNCIA
PADUANE, Valéria. Repensando o uso dos computadores na escola. UFSC –Florianópolis, 2000.
MARINHO, SIMÃO PEDRO P. Blog na educação & manual básico do blogger. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao. Acessado em: 28 de junho de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário