quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto: PROJETARTE

Resumo do Projeto Pedagógico: PROJETARTE

Elaboração de um plano de atividades atrativas e divertidas que       possam complementar e dinamizar os trabalhos pedagógicos na Escola Mul. Prof. José Gurgel de Araújo.  Permutar conhecimentos com a comunidade utilizando a escola como ponto de apoio e/ou referência para as atividades planejadas no tocante a Reutilização do lixo e questões do Meio Ambiente. Ex. promover palestras com temas apresentados por representantes da comunidade, grupos de alunos saindo em campo com informações que colaborem com a melhor qualidade de vida; visando também ampliar os conhecimentos do corpo docente e discente, utilizando atividades que possibilitem integração da escola e da comunidade a qual está inserida. Ex. palestras sobre saúde, meio ambiente, educação e outros. Cursos de reciclagem, profissionalizantes; Reciclagem consciente e coleta seletiva, com palestrantes afins, como Secretário de Meio Ambiente, Artista Plásticos entre outros; Conscientização da limpeza urbana da Escola em parceria com a comunidade; Fomentação de atividades que possibilitem o envolvimento dos pais dos discentes com a vivência escolar;

Componentes do Grupo :
Aparecida Fernandes;
André Vicente – Coordenador;
Cosma de oliveira

Resultado do Projeto:

 Os alunos receberam a proposta do projeto com entusiasmo e participação pela clareza dos objetivos e aderiram com dedicação ao projeto pelo fato de compreendê-lo facilmente. Seguimos por levá-los a passear pelo bairro observando a paisagem e a situação ambiental do mesmo, avaliando a necessidade de um programa neste sentido. Conheceram também o aterro sanitário para se inteirarem, in loco, a questão do lixo.  Muitos pontos foram levantados já que a questão da poluição ambiental e do lixo são assuntos pertinentes. Uma das questões mais iminentes foi a do que fazer com o lixo e como restaurar a terra contaminada.  

Fazer comparação com outros lugares do Brasil e do mundo, coisa que só pode ser avaliada a partir do uso da internet foi um novo ponto e isso não estava planejado. Apesar de basicamente todos pertencerem a uma camada carente da comunidade muitos não conheciam a realidade do lixo de perto e ver o amontoado de resíduos reunido num só lugar, além contato direto com pessoas que sobrevivem no e do lixo criou grande impacto. A solidariedade foi o ponto alto, já que alunos foram as lágrimas com a cenas vistas. Os alunos, embora fossem direcionados pelos professores, se  sentiram naturalmente livres pra pesquisar e avaliar o que desejassem dentro do projeto. Não ocorreu grandes dificuldades,  pois o utilizado principalmente foi o material humano, junto ao ônibus, máquinas fotográficas, luvas, máscara cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário