sexta-feira, 26 de agosto de 2011

  Adriana Bernardo da Silva
  Sônia Pereira de Brito  
  Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
  Endereço: Júlio Alves da costa nº99
  Bairro: Alto da Boa Vista Caicó-RN  
  Projeto: Desenvolvendo a Leitura e Escrita Conhecendo e Reconhecendo Nosso Folclore
  1-Tema: Eu Leio e Escrevo Sobre Folclore
2- Eixos norteadores: Escola, Professores, alunos, pais, Programas Mais Educação, Mídias  
3- identificação da Escola:
Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
Rua: Júlio Alves da Costa nº 99
Bairro: Alto da Boa Vista- Caicó/ RN
Organização:
Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano
Gestão:
Maria do Carmo Medeiros Pereira
Francisca Edite
4- Clientela Envolvida:
Turmas do 1º ao 5º ano
5- Período de Desenvolvimento:
De 01 a 26 de agosto de 2011
6- Justificativa:
Em virtude do mês de agosto ser um Mês riquíssimo, pois além de comemorar-mos o folclore. Contamos ainda com duas datas muito importantes o dia do estudante, como também o dia de uma pessoa muito especial o nosso pai.
 Resolvemos desenvolver algumas atividades nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, onde pudéssemos contextualizar os saberes de forma interdisciplinar.
E dessa forma desenvolver a leitura, a escrita, a atenção e interesses pelas atividades desenvolvidas ao mesmo tempo queremos também com essas tarefas desenvolver habilidades e competências nas áreas de cultura popular e artes, novas tecnologias, valores e respeito.
Usaremos jogos digitais online, para leitura, escrita e montagem de cenários folclóricos paralelo a isso ensinaremos nossos alunos a ligar e desligar o computador, acessar e pesquisar internet, cantigas, poemas que enfoque a figura paterna já que o mesmo é personagem principal desse processo de (re) construção de saberes, culturas, hábitos.
Ainda faremos um resgate das brincadeiras, jogos, danças, crendices, lendas, hábitos e costumes folclóricos do Brasil e de nossa cidade Caicó.
7-Objetivos:
7.1 Objetivos Gerais:
- Desenvolver a leitura e escrita por meio das novas tecnologias e pela riqueza do nosso folclore.
- Utilizar as novas tecnologias como suporte pedagógico.
-Valorização e respeito da figura paterna.
7.2 Objetivos Específicos:
-Despertar o interesse pela leitura e escrita;
-Ler e escrever adivinhas, parlendas, cantigas, provérbios entre outros;
-Aprender a acessar a internet e pesquisar;
-Montar e criar cenários com os personagens do folclore online;
-Jogar adivinhas folclóricas; 
-Desenvolver a criatividade desenhando, criando, pintando dramatizando parlendas, acrósticos entre outras atividades;
-Ensaiar para apresentação;
- Valorização do trabalho por meio da apresentação dos mesmos para a comunidade;
8-Conteúdos:
Língua Portuguesa
- Leitura e Escrita;
-Coesão e Fluência;
-Artes e Educação Física
-Músicas;
-Pinturas;
-Desenhos;
-Dramatização;
-Ciências
Culinária
-Cultura do RN
Costumes, hábitos, lendas, musicas entre outros;
-Matemática:
Medidas
9- Procedimentos Metodológicos
- Levantamento do conhecimento Prévio;
-Aulas expositivas;
-Assistir documentários;
-Ler, cantar, dançar cantigas;
-Socialização dos trabalhos para escola e comunidade;
-Apresentações;
-Filmar e fotografar as apresentações;
-Divulgação da culminância do projeto e das atividades realizadas;
-Cronograma das Ações:
O cronograma será adaptado a critério de cada professor da turma levando em consideração as individualidades e necessidades de cada aluno.
-De 01 a 19-08 atividades desenvolvidas em sala de aula;
-De 22 a 25 -08 aulas no laboratório de informática;
-26-08 Apresentação e socialização dos trabalhos desenvolvidos;
11-Recursos:
11.1 Recursos Humanos:
-Alunos, professores, familiares enfim toda comunidade escolar;
11.2 Recursos materiais didáticos pedagógicos:
Textos escritos e impressos, televisão, DVD, câmera digital, computador, internet, lápis, caderno, quadro, giz, cartolina lápis piloto, radio escolar etc.

12-Avaliação
Será contínua e processual considerando os objetivos gerais e específicos  propostos nesse projeto e nas atividades relacionadas diárias desenvolvidas pelo professor.







Nenhum comentário:

Postar um comentário