Caicó: Origem lendária
10/07/2011
Autor e Co-autor
Autora: Maria Dias de Oliveira Neta
Co-autora: Francisca Sônia de Medeiros Germano
Caicó-RN Escola Municipal Hermann Gmeiner
Estrutura Curricular
Modalidade/Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Ensino Fundamental I | Língua Portuguesa | Leitura e interpretação textual Língua escrita: Prática de produção de texto |
Ensino Fundamental I | Ciências | Meio ambiente e suas caracterìsticas |
Ensino Fundamental I | Geografia | Deslocamento populacional: Êxodo rural Vegetação e relevo Transformação da natureza: Ambiente natural e construído. |
Ensino Fundamental I | História | Caicó: Origem lendária |
Ensino Fundamental I | Cultura do RN | Tradições: Sociais e religiosas |
Ensino Fundamental I | Artes | Ilustração (Desenho e pintura) |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Desenvolver criatividade e atenção
-Produzir texto
-Desenvolver as linguagens oral e escrita
-Ouvir e contar histórias
-Desenvolver memória musical
-Conhecer características socio-culturais, econômicos, educacionais e ambientais da época.
-Valorizar a linguagem oral
-Realizar pesquisa on-line e em livros
Duração da atividade
Aproximadamente 360 minutos - três (3) aulas de 120 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com alunos. Neste momento os alunos deverão expor para o grupo de colegas o que já sabem sobre a origem da cidade. Como no decorrer do tempo a história foi conhecida a partir de relatos orais.
Estratégias e recursos da aula
Professor, esta aula poderá ser trabalhada desde o Nível V da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, desde que faça as adaptações necessárias aos respectivos níveis de ensino. As atividades serão realizadas com o auxílio de textos on-line e escritos, com os recursos visuais (vídeos) e sonoro (música). Será feito produções textuais e cartazes.
Recursos:
-Som
-Pen-drive
-Computador
-Cartolina
-Câmera digital
Aula 1
O educador poderá iniciar levantando questionamentos acerca da origem do município em que residem, se para eles (educandos) toda lenda é “falsa”, como essa história perpassou pelo tempo e porque é considerada uma lenda. O docente poderá acrescentar mais perguntas de acordo com o desenrolar do debate. posteriormente encaminhar as pesquisas na internet e livros.
Após a realização da pesquisa discutir sobre :
-Que fato levou a criação da Vila do príncipe?
-Como e de que viviam as pessoas na época da criação da vila do príncipe?
-Qual a economia?
-Como viviam social e educacionalmente ?
-Quais as características de relevo e vegetação da época?
-O que aconteceu quando começaram a construir casas na Vila do Príncipe?
Aula 2
Seguindo, explorar vídeo ou slides com a música prece de um vaqueiro (feito pelo professor) sobre a temática ( lenda do vaqueiro) e promover debate; Logo em seguida definir-se-á como será as produções dos trabalhos (qual gênero textual? Ilustrações em cartazes, slides). Iniciando assim as produções dos educandos.
Aula 3
Término das produções textuais e ilustração do trabalho (cartazes, fotografias, slides ou vídeos).
Avaliação
Será realizada no decorrer do desenvolvimento da atividade, de acordo com os objetivos propostos, observando-se a participação e resultados obtidos.
Bibliografia
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.
_____.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental.- Brasília. MEC/SEF,1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário