sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A IMPORTANCIA DAS TICS NOS DIAS ATUAIS






Hoje muito se fala da necessidade de se educar para os meios, ou seja educar para o uso da ferramenta própria do mundo digital. É nesse contexto que informações provenientes de diversas direções chegam a indivíduos cuja realidade não lhes permite desenvolver capacidade crítica de análise, competência fundamental para evitar o colapso de valores importantes para o desenvolvimento da cidadania, da ética e da solidariedade. Por meio dessa abordagem, o uso da tecnologia integra novos saberes à prática educacional proporcionando ao professor uma maior capacidade crítica de sua ação pedagógica e um leque maior de possibilidades na busca pelo interesse dos seus alunos.
A presença das tecnologias, principalmente do computador nas escolas, tem levado as instituições de ensino e os professores a adotarem novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem. Atenta a isso, a educação atual enfrenta um grande desafio: o de constituir-se em espaço de mediação entre a criança e esse ambiente povoado de máquinas que lidam com a mente e o imaginário. Cabe à escola não só assegurar a democratização do acesso aos meios técnicos de comunicação mais sofisticados, mas ir além e estimular, dar condições, preparar as novas gerações para a apropriação ativa e crítica dessas novas tecnologias.
Entendemos que nesse contexto contemporâneo, razões para justificar tal inclusão são relativamente fáceis de serem identificadas, principalmente pelo seu caráter de obviedade, não se discute a centralidade dos meios de comunicação na vida pública. Além de serem grandes indústrias que geram lucro e empregos diretos e indiretos, os meios de comunicação formam o mais expressivo sistema de informação, representação, identidade e expressão, principalmente se considerarmos os avanços recentes da internet. Nesse sentido, conforme Buckingham (2003, p.5), “a escola tornar-se uma participante ativo na vida pública necessariamente envolve o uso das mídias modernas.
Ao fazermos o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, tivemos várias oportunidades de realizar atividades utilizando as mídias digitais em sala de aula como fonte de pesquisa e percebemos que os alunos ficaram mais estimulados com aulas diferentes, mas é uma pena pois nem toda escola tem um laboratório para ajudá-los em seu processo de ensino e aprendizagem, e o que também observamos é que alguns professores ainda não perceberam a importância dessas mudanças tecnológicas que ajudariam muito em suas aulas. Jesus Martin Barbero, em uma de suas obras ressalta que professores e alunos podem beneficiar-se do uso das mídias, para isso será necessário que as vejam como instrumentos de informações capazes de contribuir com a educação dos alunos através de pesquisas dos conteúdos escolares.
Não há mais como negligenciar a presença e as implicações das mídias e o próprio avanço tecnológico no contexto escolar. A escola precisa, cada vez mais, cumprir seu papel de instância formadora por excelência do ser humano, considerando as conquistas e expectativas da sociedade e acompanhando cada passo as necessidades e descobertas do mundo moderno. Neste viés, precisa manter-se aberta ao uso de novas tecnologias, desde que tal utilização se faça de forma planejada, refletida e criativa, envolvendo educadores e educando na construção de conhecimento significativo.
A inserção das mídias no contexto educacional não se dá através de uma disciplina específica, nem da exposição de equipamentos audiovisuais na sala de aula. Para garantir trocas de informações em igualdade de condições, pressupõem-se meios e pessoas qualificadas, além de metodologias reflexivas. E, para que isso ocorra, devemos estar atentos para um importante aspecto que é o domínio do uso das diferentes tecnologias. Outro aspecto, bem mais complexo, é estar preparado para fazer uma análise crítica do uso técnico das diferentes mídias, das diversas informações, em vários campos afins e das formas de comunicação possíveis.
Enfim, entendemos que a sociedade de informação coloca novos desafios a todos os cidadãos: como aprender a aprender, informar, comunicar, raciocinar, comparar, decidir, cooperar. Portanto, estes desafios exigem uma resposta por parte da escola. A renovação e modernização do ensino é uma questão na ordem do dia, tanto nacional como internacionalmente. Assim, o uso da tecnologia no ensino questiona a capacidade do professor para conseguir definir, não só como e quando usar a tecnologia, mas também, o porquê e para quê. O seu uso educativo ganhará sentido e consistência à medida que o professor se questionar e questionar os outros, se informar e comunicar-se com os outros, se flexibilizar e personalizar as suas atividades com as tecnologias. A formação contínua em novas tecnologias e deve dar especial atenção a estas problemáticas e contribuir desse modo, para que o professor assuma novas atitudes e compromissos na sala de aula.


Componentes: Helisângela e Fátima


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