Através de um trabalho de pesquisa realizado por Sílvio da Costa Pereira em Florianópolis, pode-se chegar a discussão de alguns pontos que envolvem o uso das mídias no meio escolar.
Hoje vê-se a grande explosão das mídias e a disseminação destas na escola e concomitantemente, a falta de formação continuada para educadores atuarem nessa tarefa “tão árdua” e “temida” por muitos.
Essa evolução das mídias influem diretamente no modo das pessoas conviverem e atuarem na escola ou no meio social. Nesse contexto, mudam seu modo de ver o mundo, de refleti-lo, analisá-lo e consequentemente os conceitos que se tem (de alfabetização, vida social, relacionamento, entre outros). Enfatizando aqui o letramento midiático (alfabetização midiática), que deve preparar o educando para ler e escrever, analisar e refletir com autonomia e possa atuar conscientemente no meio em que vive.
Viu-se na pesquisa que uma quantidade considerável de escolas associam mídia a computador. Que é enorme a presença de meios de comunicação na escola, apesar de nem sempre ser utilizados com propósito pedagógico. Novamente menciona-se a ausência de formação e de manutenção dos equipamentos, que apenas mandam e montam nas escolas, mas não dão condições financeiras para manter o aparelhamento em ordem de funcionamento e não oferecem capacitação a profissionais para atuarem com segurança, realizando um trabalho consistente e eficiente, no qual educador e educando refletem acerca das categorias de mídias e crescem juntos.
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