sábado, 3 de setembro de 2011


Mídia- Educação no Contexto Escolar


Esse texto nos trás uma reflexão a cerca da mídia-educação no cotidiano das escolas.

As novidades tecnológicas em suas formas diversificadas e os alunos e professores frente a esse novo aparato tecnológico, que a sociedade da aprendizagem nos apresenta sendo esse ou outro nome que recebe essa gama de ensino digital, virtual do mundo contemporâneo.
Partindo dos estudos realizados por Silvio da Costa pereira pode constatar alguns pontos e contrapontos dessa nova cultura midiática da qual fazemos parte.
Em conformidade com (BELLONI, 2005, p.17). “Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio humano”, desse modo com a chegada dessa nova cultura , a da informação tecnológica se faz necessário refletir sobre o manuseio, a importância, o grau de entraves e de conhecimentos envolvidos nessa nova era.
Para podermos escolher de forma eficaz as mídias mais apropriadas as nossas necessidades, objetivos estabelecidos pessoais e coletivos e ao mesmo tempo saber dar a cada uma o uso desejado, adequado e quais deveremos evitar.
È do nosso conhecimento que em qualquer parte escola, família, igreja, meios de comunicação são espaços importantes e socializadores de educação.
Varias pesquisas tem mostrado que se antes o jornal e os livros eram os meios de expandir conhecimento de maneira massificada, hoje os novos equipamentos como a TV e a internet são os meios mais acessados para se chegar a informação, o conhecimento no Brasil, mais não apenas neste.
Nos dias atuais a alfabetização e letramento midiáticos precisam ser promovidos junto aos jovens e adultos principalmente especialmente para ensiná-los a ler e escrever de forma autônoma critica e criativa, através das diversas possibilidades comunicativas existentes.
Ao mesmo tempo sabemos que segundo (BELLONI,2005,p.9):a integração entre as tecnologias de informação e comunicação são indissociáveis e deve se da em duas vertentes : como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. No entanto Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental do trabalho o uso desse novo veiculo como “forma de expressão”.A proposta criada pelo British Film Institute (BFI) está baseada em seis conceitos;
1º Agencia: Pensar a respeito de quem age na construção de textos midiáticos.
2º Categorias: A representação (noticias, esportes, novelas...
3º Tecnologia: O foco a tomada de consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis.
4º Linguagem: è através dela que os significados dos textos midiáticos são construídos.
5º Audiência: Um dos pressupostos básicos da mídia-educação.
6º Representação: Problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos midiáticos.Em suma esses seis conceitos não devem ser tomados como leis, mais constatou-se com essa pesquisa que mesmo as escolas quando possuem um acervo razoável de tecnologia os mesmos são pouco utilizados e quando são, poucos utilizam com fins pedagógicos, como ferramenta de estudo ou forma de expressão.Isso acontece porque falta formação adequada e suficiente dos educadores para promover e estimular o uso critico e criativo das TICs na educação. 



Adriana Bernardes e Sônia Brito

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