quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Segundo estudos realizados por Sílvio da Costa Pereira, percebe-se que o mundo atual está cercado de novidades tecnológicas e diante desse fato temos que analisar criticamente quais os meios de comunicação são mais adequados para suprir as nossas necessidades pessoais e profissionais. A comunicação interpessoal tem crescido exacerbadamente e a todo momento pessoas se conectam seja através de celulares, internet e outros, as formas de comunicação são as mais variadas possíveis, utiliza-se o código verbal através da linguagem oral ou escrita, e o código sonoro através de músicas, ruídos ou onomatopéias.


De acordo com PEREIRA, o século XXI está exigindo que saibamos lidar com as inovações tecnológicas pois existe uma necessidade urgente de ampliarmos o conceito de alfabetização/letramento porque devemos , também, sermos alfabetizados com as mídias digitais. Esse é um desafio que cerca os profissionais da educação já que qualquer tipo de mídia pode ser usada na escola. Outrossim, os alunos já as utilizam no ambiente extra-escolar, mas é preciso refletir sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em integração com a educação formal pois ao mesmo tempo que se torna ferramenta pedagógica também podem ser trabalhadas como objeto de estudo.


Ainda segundo o autor, uma abordagem curricular envolvendo as mídias nas escolas primárias inglesas foi difundida por Bazalgette (1992), baseada nos conceitos de: Agência, Categorias, Tecnologia, Linguagem, Audiências e Representação. Sendo esses estudados em períodos de acordo com a sequência acima listada.


Na pesquisa de campo realizada por PEREIRA que teve como objetivo mapear os trabalhos que vinham sendo realizados com as mídias no Ensino Fundamental em escolar públicas e particulares da cidade de Florianópolis, foi detectado que:




  • houve associação entre "mídia e computador", além do interesse por informações a respeito dos usos e da crítica ao uso das mídias;


  • a presença física dos computadores nem sempre correspondia ao uso dos equipamentos e quando utilizados não implicava, necessariamente, em uma reflexão sobre o uso dos mesmos pelos alunos;


  • filmes e vídeos são bastante utilizados nas escolas;


  • há escolas que filmam os alunos para posteriormente trabalhar na busca de soluções de alguns problemas como: timidez, gagueira e postura;


  • algumas escolas possuem rádio em atividade nos intervalos das aulas;


  • há muitas reclamações acerca da falta de capacitação dos docentes e de manutenção dos equipamentos.


Enfim, ao término do trabalho pôde-se constatar que apesar da presença nas escolas de computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis e acesso a internet, ainda não há formação suficiente para os educadores que estimulem o uso destes de forma crítica e criativa. Portanto, pode-se afirmar que o uso das tecnologias de informação e comunicação ainda está em fase de construção no que se refere a adequação do seu uso nas escolas.



Susana Maria



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