Segundo o autor Silvio da Costa Pereira os diversos meios de comunicação com domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação cultural, moral e ideológica. “Ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar, sobre ele e de transformá-lo, essas técnicas modificam o próprio ser humano” (BELLONI, 2005, P.17). Faz-se necessário, refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma critica e criativa.
Hoje escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.
A explosão do uso das mídias para a comunicação interpessoal como os múltiplos usos dos celulares e computadores demonstram a incorporação das novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
As pesquisas vêm mostrando que os brasileiros investem mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo. “É possível afirmar que a linguagem hibrida tanto as TVS, do vide0, do filme, como do computador, se caracteriza como um complexo processo semiológico (...) utiliza signos de códigos verbal/texto, icônico/imagem, sonoro/som”.
(OROFINO, 2005, p.84)
Citando Porcher e Freidmann, destaca que o mundo contemporâneo é caracterizado por uma tecnificação crescente, não só do mundo do trabalho, “mas das outras esferas da vida social, o lazer, a cultura, as relações pessoais” (BELLONI, 2005, p.17)
A integração entre as tecnologias de informação e comunicação TICs e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis, como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. “Ao enfatizar o desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na produção de mídia, os mídia educadores estão habilitando suas vozes a se fazerem ouvidas” (BUCKINGHAM, 2003, p.14). Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a “escrever” através dos meios de comunicação de seu tempo.
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