sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projeto de Intervenção


RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ

C.G.C (MF) 08.096.570/0001-39 – Av. Cel. Martiniano, 993, Centro

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES- SEMECE



Projeto de Intervenção



TÍTULO: Monografia da Comunidade Furna da Onça.
SUBTÍTULO: Historiando



ELABORADORES: Professores, alunos, pais de alunos e comunidade em geral.






                                               CAICÓ-RN
                                               Julho 2011


SUMÁRIO


I – Justificativa
II – Objetivo Geral
III – Objetivos Específicos
IV- Metodologia
V- Áreas de conhecimento
VI. Aspectos Ocupacionais
VII – Plano de Ação


I. JUSTIFICATIVA
Diante da omissão dos fatos históricos da comunidade Furna da Onça, nós que fazemos a Unidade Escolar VI – Joaquim Canuto dos Santos decidimos elaborar a monografia da comunidade, fazendo um resgate de seus aspectos históricos, geográficos, culturais, ocupacionais, domésticos, organizacionais, entre outros.
II. OBJETIVO GERAL
Resgatar a história da comunidade desde sua fundação até os dias atuais, visando documentá-la para ser utilizada como fonte de pesquisa, tanto para os educandos como também para educadores, visitantes e a comunidade em geral.
III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Envolver os educandos na pesquisa para levantamento de dados da comunidade;
  • Incentivar o uso de recursos tecnológicos como: gravador, celular, máquina digital, som, DVD, computadores, impressora;
  • Trazer a comunidade escolar, para junto à escola para elaborarem a monografia da comunidade;
  • Organizar um documento que servira de fonte de pesquisa para a comunidade;
IV. METODOLOGIA
- Reuniões com a escola e a comunidade;
- Aula de campo
- Entrevistas
- Trabalho em grupo
- Produção de texto
- Registros fotográficos
- Gravações vídeoe audio
- Digitação

V. ÁREAS DE CONHECIMENTO
Português
- Oralidade
- Leitura
- Escrita
- Tipologia textual
Matemática
- Gráfico – tabulação de dados
- Tabela – sistema de medida, metrô, quilometro
- Porcentagem
História
- Origem de comunidade
- Dados de sua fundação
- Origem do nome
- Primeiros habitantes
- Outros
Geografia
- Localização
- Limites
- Hidrografia
- Relevo
- Área
- Outro
Cultura
- Mitos, lendas, ditos populares, festas e comemorações, esporte, folclore (música, dança, costumes).
- Religião

Outros

VI. ASPECTOS OCUPACIONAIS
- Fonte de Trabalho
- Agricultura
- Pecuária
- Artesanato
- Indústria
- Meio de transporte
- Comércio
- Outro
Vida Doméstica
    Habitação
- Alimentação
- Ocupação
- Outros
Organização da Comunidade
- Conselhos
- Associações
- Lazer
- Programas Sociais
- Outros
Saúde
- Procedência da água
- Tratamento da água
- Tratamento do lixo
- Tratamento do esgoto
- Posto de saúde
- Atendimento PSF
- Doenças Comuns
- Outros
Religião
- Festas
- Costumes
      - Tradições
VII. PLANO DE AÇÃO

O que fazer?

Quando fazer?

Como fazer?

Com quem fazer?

Para que fazer?

Socialização com a comunidade escolar

























































VIII. AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado duramte todo seu desemvolvimento,observando-se,o empenho do educando, participação nas atividades, elaboração do documento proposto e a realização do evento para socialização na comunidade. 

Maciel e Cecília 

Nenhum comentário:

Postar um comentário